Mensagem para o Coração

Mensagem para o Coração

Queridos irmãos e amigos, hoje na Mensagem Para o Coração, apresento a vocês este belo poema de José Fernandes de Oliveira.

Ao final dele farei uma rápida reflexão.

Girassóis

Girassóis e Miosótis

O girassol é flor raçuda, que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.

Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira… E como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa.

De qualquer modo fique atento.

Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho… E não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês… Mas também a tesoura e o regador.

Não negue, mas não deem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidados matam a planta…

Autoria de José Fernandes de Oliveira

O autor do poema apresenta duas espécies distintas de flores silvestres, e as compara ao contesto familiar onde filhos embora do mesmo pai, apresentem temperamento, personalidade e caráter ímpar.

Miosótis é uma pequena planta rasteira com belas flores de cores variadas, ela gosta muito de temperaturas mais frias e de lugares altos, é originária da Rússia, mas é encontrada no mundo todo. O girassol, bem todos nós o conhecemos bem.

O que me fez pensar ao ler a poesia, e publicar esta mensagem foi à semelhança que deve existir no cuidado de pessoas dentro da Igreja de Cristo Jesus.

Jesus chamou e tratou cada um de seus discípulos de maneira simples a fim de salvar e dar exemplo de como se trata as diferenças dentro do Reino de Deus. Veja o caso de Marta e Maria (Lucas. 10: 38 – 42) duas irmãs que o serviam de maneiras diferenciadas elas eram diferentes entre si, Jesus não foi ríspido com Marta e nem disse que ela estava errada, mas sim que ela escolheu fazer de um modo, e Maria de outro. Acredito piamente que Ele deseja que os membros e líderes de Sua Igreja entendam e hajam da mesma forma. Mas e quando a questão for moral, pecado mesmo? É só lembrar a ação Dele diante de Zaqueu (Lucas. 19) de Tomé diante da incredulidade (João 20: 24 – 29), sem falar de Pedro em várias oportunidades. Isso não quer dizer que faremos vistas grossas diante do pecado e das mazelas de cada um, mas agiremos com cuidado e amor, expulsando a iniquidade e salvando e restaurando a vida.

Se observarmos a vida de muitos membros do povo de Deus, seja nas Sagradas Escrituras e até mesmo nos anais da história vamos encontrar pessoas diferentes, agindo e sendo trabalhadas e tratadas o tempo todo, pois pessoas são mais importantes que instituições e suas regras e dogmas.

Minha oração hoje é que Deus me ajude a trabalhar o meu interior e que esteja sempre pronto a estender a mão ao meu irmão e ajudá-lo nos momentos mais difíceis, no momento em que eu não compreenda, mas com o tempo compreenderei.

Deus te abençoe e te de uma boa semana.

Pr. Jussy Eduardo

Sobre o Autor