Jeremias 42 e 43

Jeremias 42 e 43

Meditação – Jeremias 42: 5 e 6

 

Jerusalém estava totalmente destruída por Babilônia e ficaram apenas os pobres, doentes e alguns poucos da burguesia que se esconderam na invasão final. Realmente o ambiente era desolador, além de toda destruição e ruina havia o perigo dos salteadores que tinham fácil acesso a tudo que sobrou e também as tropas da Babilônia mantinham constante vigilância e varredura atrás destes que se esconderam.

Diante deste quadro de horror, surge à ideia ir para o Egito, afinal o Egito era a segunda grande força militar da época. Mas antes de tomar esta decisão surge uma questão importante e louvável, “Vamos buscar do SENHOR a orientação certa…”. Assim quando lemos os versos 5 e 6 do capitulo 42, temos a impressão que finalmente o povo e seus líderes aprenderam a buscar e ouvir a voz do SENHOR DEUS ETERNO!

Jeremias ouviu o pedido do povo, ele intercedeu diante de DEUS, e no t empo certo agendado para resposta, DEUS já havia enviado a resposta. “Mesmo diante da adversidade e terror momentâneo, fiquem e eu serei com vocês e nenhum mal virá”, basicamente foi esta mensagem do SENHOR. Que alegria, que gozo, que segurança e paz, finalmente DEUS é por nós, quem será contra nós!

Mas não foi isso que aconteceu, na verdade os líderes já tinham uma decisão, eles apenas queriam que DEUS ratificasse o desejo do coração deles. Não ouviram a voz do SENHOR, antes foram para o Egito, pois Babilônia não seria louca para atacar tão grande poder militar.

Ledo engano.

Sete anos se passaram e sabe o que aconteceu……. – O Egito e seu poder caíram diante de Babilônia. E não existe nenhum registro ou nota que algum daqueles, e ou seus descendentes tenham voltado para Jerusalém ao final do exilio, palavras de Flávio Josefo, maior historiador Judeu de todos os tempos.

Meu conselho para você hoje é;

“Cuidado com as decisões que você tem que tomar e principalmente com os desejos e vontades já tomados pelo seu coração, lembre-se que”.. enganoso é o coração do homem…” Jeremias 17:9. A momentos que o caminho pode até parecer melhor e mais tranquilo, mas isso não quer dizer que não possa ser de morte, Provérbios 16:25. Verifique se realmente é a vontade de DEUS para sua vida, e quando ELE falar não tenha medo e nem duvide do que ELE pode e vai fazer, mesmo que isso pareça absurdo e vá contra toda lógica da vida, ELE é DEUS, Ele pode e faz infinitamente mais do que pensamos e cremos, Efésios 3:20.

E minha oração é; Que Deus nos ajude e nos guarde de tropeçar, para glória do Seu Nome.

Abraços e boa semana.

 

Pr. Jussy Eduardo Costa

Sobre o Autor

Esta informação foi publicada pela Igreja Aba-Pai