Outras Atuações

Áreas de Atuação / Outras Atuações
13

A IGREJA BATISTA ABA-PAI, tem o compromisso de criar estratégias para alcançar seus objetivos, não só em seu Planejamento Estratégico para os CENTROS DE APOIO COMUNITÁRIOS – CAC, como também na implantação de casas de reabilitação para Dependentes Químicos e Apoio Espiritual a Penitenciários e família.

CASAS DE REABILITAÇÃO – CR

Cada CR contará em suas instalações com todas as condições básicas e necessárias para suas atividades:

  • Acomodações – Suítes individuais
  • Alimentação Nutricional – Refeitórios
  • Sala de Estar e de Lazer
  • Condições adequadas de Higiene e Limpeza
  • Atendimento Espiritual
  • Atendimento Médico
  • Atendimento Psicológico
  • Ambulatorial – Enfermagem – Pronto Atendimento
  • Terapia Ocupacional – Atividades Esportivas, etc…

Cada interno ao chegar na Casa de Reabilitação – CR, será recepcionado (a) por um Orientador (a) Conselheiro (a) que providenciará as ações necessárias para a instalação dos mesmos no interior da Casa, após o que, receberão todas as orientações e o encaminhamento junto ao setor de saúde para as devidas avaliações físicas, psicológicas e ambulatoriais.

Após as devidas avaliações e em posse dos resultados dos diagnósticos, será feito o devido encaminhamento para o tratamento, para atingirmos a Recuperação da Dependência Química.

Obtendo os equilíbrios emocionais, físicos e psicológicos do interno, e em havendo por parte destes o interesse na permanência na Casa de Rua, o mesmo receberá instruções para uma avaliação educacional e profissional, buscando a melhor qualificação para o regresso do mesmo à sociedade e a sua família.

ATIVIDADES PENITENCIÁRIAS – AP

Nossas AP são exercidas junto ao Sistema Prisional que se enquadram nas (Penitenciárias – CDPs – FEBEMs), procurando fazer sempre uma parceria com cada unidade buscando dar os apoios necessários para ajudar na estabilidade e na reabilitação do preso.

Entendemos que é mandamento do Nosso Senhor Jesus Cristo em sua palavra, a Bíblia, no livro de Hebreus 13:3, que nos diz: “ Lembre-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.”

Mesmo sabendo que o Cárcere ou Prisão foi por Deus estabelecida, conforme Ezequiel 7: 23-24 “ Faze cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade cheia de violência. Farei vir os piores de entre as nações, que possuirão as suas casas; farei cessar a arrogância dos valentes, e os seus lugares santos serão profanados.”; ELE mesmo é o libertador dos encarcerados.

Como somos servos deste Deus poderoso e misericordioso, nos embasamos em Isaias 61:1 onde diz: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e apôr em liberdade os algemados;

e também em Salmos 146:7 diz: “Que faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos que têm fome. O Senhor liberta os encarcerados.”

Considerando o mandamento acima, procuramos entender a preocupação maior de um detento que é a sua liberdade, isto em virtude de que o período na prisão acarreta a ele algumas preocupações, dentre as principais podemos observar:

  • Custos Emocionais das leis internas do Sistema Prisional;
  • Custos Financeiros destas leis;
  • Estabilidades socioeconômicas dos Familiares (Mãe, Esposa, Filhos);
  • Custos Jurídicos e processuais.

Nesta visão a IGREJA ABA-PAI desenvolve suas ações para procurar minimizar, dentro do possível, cada uma destas preocupações. Em primeiro passo buscamos fazer com que o preso entenda que DEUS tem por justiça a preocupação com sua situação, levando-o ao arrependimento de seus atos junto ao Senhor Jesus Cristo e obtendo DELE seu perdão, tornando-se assim um filho regenerado pela Graça e o Poder de Deus.

A partir da confirmação explícita desta conversão e mudança real dos atos, por parte do preso, a IGREJA BATISTA ABA-PAI passa a adotar este irmão, procurando pelos meios legais, a eliminação de suas preocupações supra mencionadas.

AÇÕES DE SUPORTE AO PRESO

As ações propostas para ajuda ao preso são qualificadas como:

  • Doação periódica do Kit Irmão da IGREJA BATISTA ABA-PAI, composto de:

Bíblia Sagrada N.V.I. (Nova Versão Internacional da editora VIDA), Calça Jeans, Camisetas brancas, Sandálias, Papéis Carta, Envelopes, Tarifas (Selo Postal), Lápis e Canetas, Bolachas e Frutas;

  • Cesta Básica mensal aos familiares (Mãe ou Esposa e Filhos)
  • Consultoria e Assistência Jurídica gratuita, buscando agilizar o processo legal de liberdade.

Sobre o Autor

Esta informação foi publicada pela Igreja Aba-Pai